Home » , , » Redes Sociais No Painel Principal Do Ubuntu 12.10

Redes Sociais No Painel Principal Do Ubuntu 12.10

Escrito por William Santos | segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 | 18:00

O Ubuntu 12.10 trouxe entre suas novidades a possibilidade de integrar contas de serviços online com o próprio sistema operacional, permitindo acessar através do painel principal do sistema os dados existentes nestas contas. Basicamente, isto permite que você pesquise dentro do painel principal o que está rolando nas redes sociais, tenha acesso a documentos salvos no Google Drive, imagens de álbuns online, etc.

Para ativar o serviço no Ubuntu 12.10 basta seguir os 4 passos abaixo:

Primeiro vamos conhecer o local no painel principal onde estão os ícones que alternam entre as "lentes" (que são como páginas do painel). Eles estão na parte inferior e são destacados na imagem seguinte:
Quem usa o painel principal do Ubuntu há um bom tempo já está acostumado a pesquisar. O Unity, nome dado ao aplicativo responsável por este recurso, é muito prático. Basta iniciar uma pesquisa e ele vai relacionando os itens na tela translúcida do painel. Mas para obter resultados em diversas categorias, é necessário mudar de lente, e estes ícones no destaque acima dão acesso as lentes principais do painel. Da esquerda pra direita elas são:


  • Início - Com resultados gerais e últimos itens acessados;
  • Aplicativos - Relaciona a pesquisa com aplicativos;
  • Documentos - Dirige a pesquisa a documentos;
  • Áudio - É a primeira lente de multimídia e relaciona os resultados da busca por arquivos de áudio;
  • Imagens - Direciona a busca para arquivos de imagens;
  • Vídeos - Traz no resultado da busca arquivos de vídeo.


1 Agora vamos adicionar mais uma lente ao painel, onde será mostrado, como resultado das pesquisas, tudo o que está nas redes sociais onde temos conta. Automaticamente, outras lentes passarão a apresentar o conteúdo em outros serviços, como arquivos no Google Drive.

Para isto, acesse as configurações do sistema como é sugerido na imagem abaixo:
 2 Abra o painel de configurações do sistema e prossiga localizando as configurações de Contas On-line, destacado na imagem abaixo:

3 Agora basta escolher qual conta deseja configurar. As contas compatíveis estão todas listadas:





















4 Ao clicar em Facebook, por exemplo, são solicitados seus dados (usuário e senha). Basta preencher estes simples campos -- não esqueça de marcar a opção "Mantenha-me conectado ao aplicativo Ubuntu" -- para que o Ubuntu passe a sincronizar tudo através de seus aplicativos. Isto inclui não apenas mostrar as atualizações e resultados de pesquisas no painel principal, mas também abrir o bate papo da rede social no Empathy. Atualizações também poderão ser vistas no Gwibber, ambos acessíveis através de um ícone com a figura de um envelope, na barra de notificação (lá encima, próximo ao relógio, no canto direito).
Pronto, agora volte a abrir o painel e verá que nele há um novo ícone de lente, visto abaixo no destaque:
Este ícone do meio é o que apresentará resultados de pesquisas consultando suas redes sociais. Basta seguir para esta lente e verá o que está rolando nas redes, como no exemplo abaixo:
Observe que é possível realizar filtragens no conteúdo (opções à direita), assim dá pra direcionar sua busca de forma perfeita, vendo apenas o que interessa no momento.

Para ler, ou ver algo com mais detalhes, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a publicação e ela será mostrada no modo como é visto na imagem abaixo:
Note as setas nas laterais esquerda e direita. Elas permitem navegar entre as postagens a partir desta tela. Alguns botões também trazem opções de interação com as mensagens, permitindo "favoritar", "retwittar", ou curtir/compartilhar, além de ver a postagem através do navegador.

A versão do Unity com estes recursos está disponível no Ubuntu 12.10, que pode ser baixado no site oficial aqui: http://www.ubuntu.com.
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger