Home » , , » Petições Troll Atormentam a Casa Branca

Petições Troll Atormentam a Casa Branca

Escrito por William Santos | quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 | 13:54

Recentemente uma petição online exigiu que a Casa Branca se pronunciasse a respeito da construção da Estrela da Morte. O pedido pela construção da nave espacial gigantesca -- um fruto da imaginação dos produtores do clássico Star Wars -- foi assinada por milhares de norte americanos fãs dos filmes e obrigou o governo a ir a público explicar porque não construirá a nave, mesmo tendo a ideia sido aprovada por tantos cidadãos estadunidenses.

Isto foi uma trollada épica em um governo democrático. E não ficou barato. Entre petições que sugerem criar leis que obriguem cada estado norte americano a adotar um Pokemon como mascote, e as que pedem proteção para o mitológico sasquatch (pé grande), a Casa Branca decidiu que algumas regras devem ser implantadas para evitar as trollagens, clique para ver no próprio blog oficial da instituição.

Basicamente as petições, a partir de agora, só serão respondidas se atingirem um número mínimo de 100 mil assinaturas em 30 dias. Ou seja: pra ser levada a sério pela Casa Branca, o pedido deve atingir esta meta logo de imediato. Mas como os virais na web se difundem rápido, acredito que este filtro não será nada eficaz em barrá-los. O problema é que causas sérias podem acabar prejudicadas à medida em que não conseguirão, em suas campanhas online e na sociedade, juntar tanta gente com a mesma velocidade de um pedido para que o governo americano crie uma moeda de platina para um trilhão de Dólares com a face do Tio Patinhas estampada nela.

No blog oficial da Casa Branca, o governo comemora o aumento da participação popular por meio de petições, ao mesmo tempo em que estabelece novas regras para dar respostas oficiais a elas.
O tiro pode sair pela culatra, forçando a Casa Branca a responder mais solicitações troll do que dar respostas a boas propostas vindas da sociedade. Porém, imagine o quanto deve ser difícil para o governo lidar com os trolls. De qualquer forma, a postura da Casa Branca, levando a sério as mobilizações online, até quando elas não são nada sérias, é muito bacana e nos dá boas lições de como deve se comportar um governo democrático.
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger