Home » , » TIM versus Oi, quem vence no 3G

TIM versus Oi, quem vence no 3G

Escrito por William Santos | sábado, 23 de junho de 2012 | 21:57


Embora a TIM não seja campeã quando se fala em boa reputação, está superando a Oi -- serviço Velox 3G -- com ampla vantagem.

Cansado da Velox limitada e sem cobertura 3G suficiente, comprei um chip TIM pra ver como seria o serviço.

1º ponto - Cobertura. O sinal 3G da TIM está em 100%, onde o da Oi Velox 3G chegava a simplesmente sumir

2º ponto - Limite da franquia. A TIM tem planos pós com franquias de 3 Gb. Mas no pre pago ela oferece 80 Mb diários por R$ 2,00. Estou testando pra ver como fica após estourar a franquia. No regulamento, dizem que a velocidade cai pra 50 kbps. Ou seja, eu estaria de volta à era da conexão discada.

Serviço Oi Velox 3G no centro de Bayeux, cidade da grande
João Pessoa. Nenhum sinal 3G. Como se vê no indicador de
sinal, na barra superior da tela do meu smartphone, a conexão
é EDGE (simbolizado pela letra E).
Na Oi Velox a velocidade cai para 150 Kbps. O que seria até bom, caso existisse cobertura 3G decente. O problema está no fato de que mesmo no centro da capital a cobertura 3G da Oi fornece um sinal fraco a conexão é instável e aqui em casa o sinal 3G é raro. Em EDGE a conexão simplesmente não funciona. Não é que fica lento. Ela não funciona, não conecta e quando conecta não é possível efetuar o carregamento de absolutamente nada.

O plano da Oi, no entanto, é atrativo financeiramente. Custa meros R$ 30,00 mensalmente, na modalidade pós pago. Seria imbatível, caso a operadora possuísse cobertura 3G de fato. O limite de sua franquia, que é de 150 Mb, chega a ser uma piada. Seria mais honesto a Oi afirmar que trata-se de um plano Oi Velox de 150 Kbps, do que dizer que ele é um plano de 1 Mbps e completar em letrinhas miúdas que seu limite é de 150 Mb, caindo para 150 Kbps ao ultrapassar tal franquia. Na prática se estoura este limite em poucos minutos.

Na TIM o limite da franquia é coisa de 20 vezes maior (3 Gb na TIM e 150 Mb na Oi Velox), e o custo, no plano pós pago, é apenas 2 vezes maior do que no plano da Oi Velox 3G (R$ 60,00 na TIM e R$ 30,00 na Oi Velox). Ou seja: A TIM está dando de dez a zero na Oi em banda larga 3G. Mas isto não é tudo. A TIM entrega conexão 3G de qualidade onde a Oi Velox simplesmente desaparece, veja na imagem abaixo a situação enfrentada em casa:
Aqui a conexão da Oi Velox 3G simplesmente some. Não há conexão EDGE, muito menos 3G. Isto sempre acontece em casa, quando eu mais preciso da web.
Assim que coloquei o chip da TIM no smartphone, a indicação de sinal 3G full apareceu no topo da tela e lá permaneceu por todos os lugares por onde passei e onde não conseguia conexão que prestasse com a Oi Velox.

A velocidade com o chip da TIM? Chegou a passar dos 1 mbps em certos momentos, coisa que nunca aconteceu com a Oi Velox 3G. O desempenho me surpreendeu bastante, uma vez que sempre li e ouvi reclamações do serviço da TIM, principalmente em relação ao 3G. Depois de testar um chip da TIM, abandonado por meu cunhado, no meu modem e verificar que tinha mais de 80% de sinal 3G em um ponto de casa onde Oi Velox nunca conseguiu sinal nem mesmo EDGE, resolvi arriscar pra ver se aquilo realmente funcionaria.

Finalmente sinal 3G no meu smartphone. Com a operadora TIM
meus problemas com sinal desapareceram. Até o momento a
TIM está indo muito bem por aqui.
Pra testar o serviço, pensei em usá-lo em um plano pre pago por uns dias e ver no que dá. Quero testar o desempenho principalmente após ultrapassar o limite da franquia, que neste plano pre pago é de míseros 80 Mb por dia, que ainda assim é superior aos 150 Mb da Oi Velox, pois a cada dia se renova o limite, totalizando mais de 2 Gb mensais, contra os 150 Mb mensais da Oi. Pra quanto realmente cai a conexão e como se comporta após a redução? O regulamento do plano afirma que cai para até 50 kbps, e este "até" me deixa na dúvida. Por isto estou navegando ao máximo neste momento. Se o serviço continuar decente, como está, ainda que a redução seja para uma velocidade abaixo dos 150 kbps da Oi Velox, vou adquirir o plano pós pago da TIM na semana que vem e dizer adeus à Oi Velox 3G. No pós pago da TIM o limite da franquia sobe para 3 Gb mensais. A redução de velocidade, quando a franquia é ultrapassada, é para 200 Kbps (contra 150 Kbps da Oi Velox), tornando a TIM neste momento a melhor opção.

Ainda que eu pague o dobro pelo serviço na TIM, pelo menos eu tenho um serviço decente e consigo me conectar e navegar.
Compartilhe este post :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014. williamVIPER - Direitos sobre o conteúdo
Serviço disponibilizado por Blogger